domingo, 7 de abril de 2024

ROCHAS E MINERAIS

 

ROCHAS E MINERAIS

 

Rochas são formadas por um ou mais minerais.

Mineral é uma estrutura sólida cristalina, de origem natural inorgânica homogênea, de composição química bem definida e um arranjo atômico ordenado.

Os minerais se formam por cristalização de líquidos ou recristalização de sólidos e também por reações químicas entre sólidos e líquidos.

Nas rochas tem o mineral essencial, mas tem também os acessórios (que aparecem em pequena quantidade e não afetam a classificação) e os minerais secundários (que surgem depois da formação da rocha, pela alteração de outros minerais).

 

TIPOS DE ROCHA

 

MAGMÁTICA OU ÍGNEA

 

É a rocha mais antiga e mais resistente da crosta terrestre, formada a partir de resfriamento do magma. Podem ser extrusivas (resfriamento rápido e fora da crosta, também chamada vulcânica) ou intrusivas (resfriamento lento e dentro da crosta, também chamada plutônica).

O magma pode extravasar por vulcanismo ou fendas e diques.

 




 

 

SEDIMENTARES

 

É formada pela decomposição ou fragmentação de rochas preexistentes, isso é causado pelo intemperismo. São rochas mais recentes, menos resistente e que costumam ter fósseis ou combustíveis fósseis. São porosas e se apresentam em lâminas ou camadas.

O intemperismo pode ser (1) químico, que é feito por substâncias ácidas, (2) físico, que é causado pela temperatura que aumenta ou diminui, ou (3) biológico, que é por meio de fungos, musgos ou bactérias.

Os sedimentos são transportados pelas aguas, especialmente pelo mar, até formarem novas rochas.

 



 

METAMÓRFICAS

 

São de origem magmática ou sedimentar e que sofreram o metamorfismo, que é causado por alta pressão, alta temperatura e fluidos (pode ser H2O, CO2, ácidos).

O metamorfismo acontece embaixo da crosta terrestre.

Existe metamorfismo regional ou de contato.

O regional é o metamorfismo de grandes regiões enterradas sob certas condições de temperatura e pressão.

O metamorfismo de contato acontece quando o magma atua sobre rochas vizinhas, em razão da alta temperatura e da pressão pela profundidade, alterando o arranjo dos minerais na rocha.

 

 


 

CICLO PETROGÊNICO

OU CICLO DAS ROCHAS

 

Cada rocha é uma fotografia de uma época, mostrando as condições do momento da sua origem, mas as rochas estão em constante processo de formação.

O ciclo das rochas (ou ciclo petrogênico) é um fenômeno natural, cíclico, contínuo e infinito de formação e transformação das rochas, com influência do tempo, intemperismo, metamorfismo e fusão.

Este ciclo inicia com a formação das rochas magmáticas que, erguidas na superfície da Terra passam a sofrer intemperismo. Pela erosão os sedimentos são transportados por água e vento, se depositam e formam as rochas sedimentares. Estas podem sofrer intemperismo e virar outras rochas sedimentares, ou sofrer metamorfismo, por temperaturas altas e pressão, e virar rochas metamórficas. Se a rocha voltar a ter contato com o manto e se fundir, o ciclo recomeça.

 




 

FONTES:

https://www.facebook.com/descomplicandoaagronomia/photos/a.2136147200046574/2899560800371873/?type=3

https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/solos/livros/CICLO%20DAS%20ROCHAS%20E%20DA%20FORMACAO%20DO%20SOLO.pdf

http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1787&evento=6

https://segundocientista.blogspot.com/2024/02/minerais-e-rochas.html

https://www.todamateria.com.br/ciclo-das-rochas/#google_vignette


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELÓGIO DE SOL

  RELÓGIO DE SOL   Observando o movimento da luz solar sobre a superfície terrestre os povos antigos criaram dispositivos para contar as...